4 problemas que você resolve com o uso de Automação Comercial

Se você pensa que Automação Comercial é apenas imprimir cupom fiscal por que seu contador te pediu saiba que você está enganado. O varejo pode se aproveitar principalmente do software de automação comercial para resolver diversos problemas do dia a dia.

Abaixo listamos 4 problemas graves que podem ser resolvidos com um bom conjunto de equipamentos rodando com um software eficiente:

Controle de Estoque

Controlar estoque é bem diferente de fazer o estoque bater 100%. Muitas vezes, seu estoque não bate porque você simplesmente não tem nenhum processo para conferência ou não está utilizando de forma correta o software de automação comercial.

E o inventário é importante por conta disso: é tanta mercadoria entrando e saindo todos os dias que é muito comum seu estoque furar. A questão é: se você não sabe dizer se está furando, como saber se está tendo lucro na sua loja?

E é aí que a automação comercial entra. Implantar um processo de entrada de mercadorias e um processo de inventário (com coletor de dados ou no papel mesmo) são os primeiros passos para minimizar este problema. Na sequência é importante apurar as divergências, quantifica-las e ter ideia do impacto em sua lucratividade.

Se o impacto for muito grande recomendamos inventários mais frequentes e instalação de câmeras no estoque.

Emissão de Etiquetas

Fazer etiquetas na mão é um problema. Toda vez que o preço de custo muda você tem que mudar o preço de venda e, vez ou outra, você acaba esquecendo não é mesmo?

Com a automação comercial você atualizará os preços no sistema e dará apenas um comando para impressão de novas etiquetas de preço nas impressora de código de barras.

Com esse simples processo a chance do preço marcado na etiqueta ser diferente do preço no sistema se limitará a alguém esquecer de trocar a etiqueta. Mas aí não tem solução de automação comercial que resolva.

O que comprar e porque

Você sabe mesmo o que seu cliente gosta de comprar? Acredito que sua resposta é sim… Para os 5 primeiros produtos. Depois, você não faz idéia. Então se você não sabe o que seu cliente gosta de comprar me responda: como você abastece sua loja?

Um sistema de gestão pode te ajudar com isso! Através do relatório de vendas ou de Curva ABC você consegue entender os hábitos de consumo de seu cliente, que tipo de produto pode ser incrementado ao mix, quais produtos e marcas precisam ser melhores trabalhadas e por aí vai.

Uma gestão mais eficiente de seu mix de produto impacta diretamente na sua rentabilidade.

Quanto você realmente fatura? E quanto sobra?

Quanto sua loja vende? E quanto sobra? Qual o custo operacional? E sua margem de lucro? Perguntas difíceis para quem não usa sistema de gestão.

É muito importante ter em mente que o dinheiro que sobra na conta em um mês não é necessariamente lucro. E se você está aumentando seu endividamento?

Se você não gerencia seu fluxo de caixa provavelmente precisará, em algum momento, injetar dinheiro na empresa ou fazer antecipação de recebíveis de cartão de crédito. E aí dá-lhe juros e impacto em sua rentabilidade.

Julgamos ser praticamente impossível um varejista, independente de seu porte, responder as perguntas acima sem automação comercial. Se você consegue, comenta esse Post e nos ajude a entender como!

O software de automação comercial vai ajudar em toda a sua gestão

Ter os equipamentos corretos certamente vai ajudar todo o seu processo com muito mais eficiência. Mas vamos lembrar que o equipamento correto é um casamento com o software de automação comercial, por tanto é necessário ter um bom alinhamento, principalmente quando você procura melhorar, seja o seu processo, ou aumentar os seus rendimentos. Conhecer o seu ramo de atuação é importante, porém, juntar com uma tecnologia que possa facilitar toda a aplicação desse conhecimento na prática, pode ser ainda mais vantajoso.

informações de http://multipliko.com.br/

4 problemas que você resolve com o uso de Automação Comercial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Precisando de ajuda?
Olá,
Como podemos te ajudar hoje?
Powered by